curiosidades

sexta-feira, 24 de abril de 2009

GLOSSÁRIO DE PALAVRAS EM INGLêS RALACIONADAS A INFORMATICA.


LETRA A

Acceptable Use Policy (AUP) - Regras de boa conduta para a utilização correta da rede e seus servicos. Pode ser um documento distribuído ao novo utilizador de um determinado sistema.
Archie - Ferramenta de procura de arquivos. Para consultá-lo, usa-se o Telnet ou enviam-se comandos por e-mail. O Archie devolve uma lista com os arquivos encontrados através de palavras-chave ou através de alguma descrição. Existem vários servidores Archie espalhados pela rede. Ao usá-lo, localize o mais próximo de você.
Active-X - Linguagem de programação criada pela Microsoft que permite a inclusão de itens multimídia em páginas Web.
ADC (Analog to Digital Converter) - Conversor Analógico-Digital. Uma placa de som que pode gravar sons.

LETRA B

Backup - Cópia de segurança, geralmente mantida em disquetes, fitas magnéticas ou CD-R, que permitem o resgate de informações importantes ou programas em caso de falha do disco rígido.
Bookmark - Uma ferramenta presente em todos os browsers atuais que serve como um bloco virtual de anotações. Nele, o usuário guarda os endereços que mais lhe interessam para poder acessá-los quando quiser.
Boot - Procedimento de carregar um sistema operacional na memória RAM principal, executado por um pequeno programa, contido no BIOS da memória ROM, que instrui o microprocessador sobre como proceder para localizar o sistema operacional no disco e carregá-lo na memória.
Browser (navegador de WWW) - Programa utilizado para visualizar na tela as páginas da World Wide Web.
Bus (barramento) - Conjunto de linhas condutoras elétricas que interligam os diversos elementos dentro do computador. Geralmente tem a forma de linhas sobre uma placa de circuito impresso.

LETRA C

Chain Letter (ou Chain Mail) - Uma carta que é recebida por alguém e enviada para várias pessoas e assim sucessivamente até que se torna excessivamente difundida. Normalmente o seu texto incita à difusão da carta por outras pessoas.
CAPSLOCK - AUMENTA A LETRA DE TAMAHO
Character Encoding Scheme - Método de codificação de caracteres; incluindo os alfabéticos, números, pontuação e outras marcações, além de caracteres de controle usando números binários. Para um computador "escrever" a letra A ou o número 7 na tela, por exemplo, nós precisamos ter uma maneira de dizer a ele que um determinado grupo de bits representa a letra A ou o número 7. Existem padrões, comumente chamados de "conjunto de caracteres", que estabelecem que um determinado byte representa um A, e outro byte refere-se ao 7. Os dois padrões mais comuns para representação de caracteres em bytes são ASCII e EBCDIC.

LETRA D

DESKTOP - ÁREA DE TRABALHO
Default - Valor padrão fornecido automaticamente pelo sistema operacional, quando não fornecido pelo usuário.
Download - Quando o usuário copia um arquivo da rede apra o seu computador, ele está fazendo um download. A expressão pode ser aplicada para cópia de arquivos em servidores de FTP, imagens tiradas direto da tela do navegador e quando as mensagens são trazidas para o computador do usuário. Também fala-se em download quando, durante o acesso a uma página de Web, os arquivos estão sendo transmitidos. Não existe tradução razoável para o termo, mas no jargão da computação costuma-se falar em "baixar" um arquivo.

LETRA E

EBOOK - LIVRO ELETRôNICO
Encoding - Codificação; compressão de um arquivo. Quando você transfere filmes devídeo para arquivos de computador, você os está codificando.

LETRA F

FAQ (Frequently Asked Questions) - Documento com perguntas e respostas mais comuns sobre um assunto específico. Cada grupo de discussão e lista de distribuição costuma ter a sua própria FAQ. Faz parte do bom comportamento do cidadão da rede ler a FAQ do grupo antes de fazer uma pergunta. A função da FAQ é justamente reunir informação básica sobre um assunto para que a cada novo usuário que chegue em um grupo não repita perguntas já respondidas anteriormente.
Freeware - Software distribuído gratuitamente e que permite ilimitado número de cópias, além de não exigir nenhum tipo de registro. Diferente do software de domínio público, o autor do freeware mantém os direitos autorais sobre o produto e pode impedir a sua modificação, comercialização ou inclusão em um pacote de programas.

LETRA G

Gateway1 - Sistema que faz a ponte entre dois sistemas incompatíveis, como a ligação entre o correio eletrônico interno de uma empresa e o e-mail da Internet.2. Roteador (na terminologia TCP/IP).
Gopher - Um sistema para busca de documentos na rede por meio de menus. Os documentos armazenados em servidores gopher não usam ligações de hipertexto entre si, como as páginas de Web. Até o surgimento da Web, o gopher era a principal ferramenta de busca de informação na rede. Ainda é possível acessar os servidores gopher através da Web ou usando um programa específico da tarefa. No endereço de uma página gopher, em vez de http:// é usado gopher://. O nome gopher foi inspirado no mascote da Universidade de Minessota, onde o sistema foi inventado.

LETRA H

HOME - TELA INICIAL
Handshaking - Sinais enviados entre dois modems para assegurar que a conexão entre os dois foi feita, que a velocidade e os protocolos estão corretos e, mais tarde, que os dados foram enviados e aceitos.
Hytelnet - Banco de dados sempre atualizado, que fornece informações sobre localidades Telnet específicas e ajuda a conectá-las.

LETRA I

InterNIC (Internet Network Information Center) - Uma organização americana que atribui números IP únicos a quem os pedir e é também o gestor da raiz (topo da hierarquia) do DNS mundial. Também mantém uma série de informações a respeito da Internet. Você pode acessar estas informações via FTP, utilizando o endereço

LETRA J

JPEG - Sigla para Joint Photographic Experts Group, o nome original do comitê que escreveu o padrão desse formato de compressão de imagens. JPEG foi criado para comprimir imagens tiradas do mundo real. Funciona bem com fotos e desenhos naturalísticos, mas não é tão eficiente com desenhos de letras, linhas e cartoons. O formato JPEG permite uma alta compressão das imagens devido ao seu processo de compressão com perdas. Isso significa que a imagem final pode ficar com qualidade pior do que a original.

LETRA K

Knowbot - Uma ferramenta que permite que sejam pesquisados diversos bancos de dados diferentes a procura de endereços eletrônicos e outras informações sobre usuários da Internet.
Kermit - Um programa popular de transferência de arquivos e emulação de terminal.

LETRA L

Link - Qualquer parte de uma página Web que se conecta a algo mais. Clicando ou selecionando um link, portanto, fará com que esse algo mais apareça. A primeira parte de uma URL mencionada em um link indica o método ou o tipo do link. Os métodos incluem: file (para arquivos locais), ftp, ghoper, http, mailto, news e wais (para algumas formas de procura).
Logoff - Trata-se da desconexão de um sistema de computação, geralmente, selecionando um item de menu ou digitando exit, bye ou logout.

LETRA M


Mailing list - Uma lista de endereços de correio eletrônico, usadas por um "explodidor" de mail para enviar mensagens a grupos de pessoas. Pode ser moderada
Multicast - Um endereço para uma coleção específica de nós numa rede, ou uma mensagem enviada a uma coleção específica de nós. É útil para aplicações como teleconferência.

LETRA N

Netfind - O netfind é um serviço de localização de endereços de usuários. É preciso fornecer ao servidor de netfind o nome da pessoa e uma indicação de onde ela trabalha para que o programa tente identificar o endereço.
NewbiesComo são chamados os usuários recém-chegados à rede, principalmente quando cometem erros básicos como enviar uma mensagem pessoal para um grupo de discussão. A melhor forma de deixar de ser um newbie em pouco tempo é ler as FAQs antes de fazer perguntas em grupos de discussão e conhecer a netiquette.
Newbies - Como são chamados os usuários recém-chegados à rede, principalmente quando cometem erros básicos como enviar uma mensagem pessoal para um grupo de discussão. A melhor forma de deixar de ser um newbie em pouco tempo é ler as FAQs antes de fazer perguntas em grupos de discussão e conhecer a netiquette.
NUNLOCK - ATIVA O TECLADO NÚMERICO

LETRA O

OSI Open Systems Interconnection (OSI) - é um modelo conceitual de protocolo com sete camadas definido pela ISO, para a compreensão e o projeto de redes de computadores. Trata-se de uma padronização internacional para facilitar a comunicação entre computadores de diferentes fabricantes.
OUTPUT - PASTA DE DOWNLOADS.

LETRA P

Password - Senha usada para identificação do utilizador, em conjunto com o login.
PAGEUP - PAGINA PARA BAIXO
PAGEDOWN - PAGINA PARA CIMA

LETRA Q


LETRA R

readme - Leia-me. Arquivo que deve ser lido antes de se iniciar a utilização ou instalação de um determinado programa, sistema, computador, etc. Contém geralmente informações que podem poupar tempo ao utilizador que pretende fazer algo (e esse algo tem um arquivo README acessível).
Rota (rout) - Caminho na rede feito desde a origem até seu destino.

LETRA S

Smileys - Convenção utilizada para transmitir o estado de espírito dos interlocutores com caracteres disponíveis no teclado. Veja Emoticons.

Spam - Publicação do mesmo artigo de news em vários grupos de discussão, geralmente resultando em desperdício de espaço em disco e largura de banda nos meios de transmissão. São as mensagens de propaganda enviados sem autorização.

LETRA T

Talk - Serviço que permite a comunicação escrita on-line entre dois usuários da Internet. Veja também: chat.
thread - Dentro de um grupo de discussão, existem normalmente vários threads. Um thread representa um assunto especifico aí debatido e é composto por um ou mais artigos.

LETRA U

Upload - Ato de transmitir um arquivo do computador do usuário para um computador remoto, usando qualquer protocolo de comunicações
Usenet - Rede de grupos de discussão amplamente disseminada na Internet. A rede é formada por grupos de discussão, chamados newsgroups. Cada servidor que participa da Usenet troca as mensagens colocadas por seus usuários com os demais servidores. Assim, todo o conjunto de mensagens colocadas nos grupos de discussão está sempre atualizado. Veja também: newsgroups.

LETRA V

Viewer - Programa que permite ver um arquivo gravado num determinado formato. Existem portanto viewers de GIF, JPEG, Postscript, etc.
V.Fast - Uma pseudo-norma definida pelos fabricantes de modems para permitir a transmissao de dados `a velocidade de 28800 bps. Obsoleta com a chegada da norma V.34.

LETRA W

Waffle - Um programa que possibilita a um BBS tornar-se um site Usenet.
Workstation - Estação de trabalho. Computador mais possante que um computador pessoal, usado para aplicações pesadas, como aplicações gráficas. Normalmente, roda num sistema operacional Unix, que é capaz de fazer várias tarefas ao mesmo tempo

LETRA X

Xmodem - Um protocolo de transferencia de dados por modem, relativamente lento.

LETRA Y

Ymodem - Um protocolo de transferência de dados por modem, com alguns melhoramentos em relação ao Xmodem.

LETRA Z


Zmodem - Um protocolo de transferência de dados por modem, com alguns melhoramentos em relação ao Xmodem e ao Ymodem, em particular, mais rápido.